O Coaching de Desenvolvimento Pessoal é o método mais abrangente, e o mais vulgarmente conhecido do Coaching.Embora em português se diga Coaching Pessoal, remetendo ao Coaching de pessoa, a versão inglesa integra todo o seu potencial como Coaching “de vida”.
Efetivamente, o Coaching Pessoal foca-se em aspetos variados da vida do ser humano, sempre promovendo o seu desenvolvimento pessoal, a superação de obstáculos e medos, e a conquista da autoconfiança.
O Life Coaching pode trabalhar em várias áreas, nomeadamente relacionamentos, família, carreira, propósito de vida, autoestima, saúde, bem-estar, espiritualidade e desenvolvimento pessoal.
É muito importante que percebas que a função de Coach de desenvolvimento pessoal não é dar instruções, indicações ou dizer como o cliente deve pensar, sentir ou viver a sua vida. Muito menos lhe dirá como e o que deve decidir, fazer ou abandonar.
O Coaching pessoal não dá lições. O coach ajuda o coachee a encontrar as respostas dentro de si, as suas respostas, a sua voz, a sua verdade.
Esse auto-conhecimento vai empoderá-lo, e esse empoderamento permitir-lhe-á reconhecer em si capacidades que, muitas vezes, nem conhecia. A partir desse momento, tudo é possível desde que ele assim o decida.
No Coaching de Desenvolvimento Pessoal é o cliente que define os seus objetivos e metas, e que se auto responsabiliza por trabalhar dentro de si para os atingir. Ao coach cabe promover estratégias e disponibilizar ferramentas para que o coachee consiga aprofundar o seu auto conhecimento e tanto reconhecer, como potenciar as suas capacidades.
Esse Coaching é destinado a casais e visa aprimorar o relacionamento e melhorar a afetividade do casal. O coach é responsável por orientar o casal a enfrentar as dificuldades e os conflitos da vida, gerados pelas finanças, filhos, pela própria convivência ou outros.
O objetivo é fortalecer o vínculo entre os dois, estimulando-os a vencerem, em conjunto, os obstáculos, e a trabalharem unidos em busca das suas metas e sonhos.
Não há um tempo de relação ou um momento ideal para realizar estas sessões. É preciso, no entanto, que ambos estejam de acordo em melhorar a sua relação e proceder às mudanças necessárias para que isso aconteça.
Mais uma vez, o diálogo é a peça chave destas sessões de Coaching Pessoal. É importante cada um se ouvir, e respeitar as características, desejos e ambições individuais.
No Coaching Familiar, o coach e a família definem objectivos e um plano de acção para todos os membros, de forma individual e tendo também em conta as dinâmicas de pares e de grupo.
O grande objetivo é potenciar uma série de competências de comunicação positiva, da valorização das características individuais, do respeito e da cooperação para ultrapassar conflitos recorrentes e criar uma dinâmica familiar harmoniosa.
Por vezes, há regras impostas pelos pais que os filhos não entendem, não respeitam e com as quais não se identificam. Tal como há comportamentos, palavras e ações dos filhos que os pais não entendem e reprimem. E repetem-se conflitos e discussões que criam mau ambiente em casa.
O gatilho pode ser algo tão simples quanto a arrumação, a hora de chegada a casa ou até o passeio do cão. O Coaching Familiar permite que todos se oiçam, e cheguem a um entendimento baseado no respeito e na cooperação.
A finalidade do Coaching de Carreira é ajudar as pessoas a evoluírem profissionalmente ou encontrarem uma profissão que as realize.
Ao contrário do Coaching Organizacional, este opera mais no auto-conhecimento do cliente e no reconhecimento da sua missão e propósito, do que o satisfaz e do que tem competências para desenvolver.
Esse é um dos tipos de Coaching mais procurados por jovens que ainda não sabem que rumo dar à sua carreira profissional, mas também por profissionais experientes que precisam destas sessões para tomar decisões mais sérias, como mudar de emprego ou aceitar outro cargo dentro da empresa em que trabalham.
Tens aqui um dos livros preferidos da Joana de Alma Roque sobre Coaching Pessoal: