Mentoring ou mentoria é um processo de apoio e aconselhamento para a concretização de um projecto, desenvolvimento de capacidades e conhecimentos, e melhoria no desempenho.
Neste processo, existe um mentor e um mentorado, sendo que a mentoria pode ser profissional ou pessoal.
A mentoria profissional pode passar, por exemplo, por desenvolver uma determinada competência. Exemplificando, o mentorado pode precisar de melhorar as suas capacidades de liderança de equipas regionais tendo em vista uma promoção.
Do seu lado, um mentoring pessoal pode dizer respeito à definição do tipo de terapeuta que o mentorado deseja ser, por exemplo.
O mentoring é um processo que exige compromisso do mentorado, que precisa decidir crescer e auto superar-se. Embora o mentor tenha um papel primordial neste caminho, o mentorado tem de se responsabilizar pela concretização dos seus sonhos e do seu sucesso. Para isso, a dedicação, tempo e entrega são fundamentais no mentoring!
A mentoria tem inúmeros benefícios, sobretudo para quem esteja perdido em relação ao rumo a dar à sua carreira, angustiado sobre seu cargo atual ou prestes a lançar um novo projeto. Durante o mentoring, o mentor ajudará o mentorado a conhecer-se melhor, iniciar, planear e até eventualmente mudar drasticamente as suas escolhas para encontrar uma maior satisfação na sua vida.
O Coaching ajuda a uma mudança de comportamento. Para tal, faz perguntas à pessoa, de forma a que ela encontre as suas próprias respostas e inicie assim, com maior planeamento e estrutura, uma mudança de comportamento para chegar aos objetivos que deseja.
Por exemplo, desejo mudar de emprego, mas não sei o que gostava de fazer.
Por sua vez, no mentoring, o mentor passa conhecimentos numa determinada área ao mentorado, tendo por isso de ser um especialista nesse assunto em concreto. Por exemplo, um jovem autor deseja escrever o seu primeiro livro e contrata um mentor para ajudá-lo na técnica da escrita.
Assim, o mentor só pode aceitar mentorados que desejem evoluir profissional ou pessoalmente nas áreas que ele domina, ao passo que o coach pode implementar as suas técnicas a qualquer pessoa, seja qual for o seu desafio.
O coaching é feito por um coach certificado, ao passo que uma mentoria é realizada por um mentor que precisa unicamente de ter experiência e conhecimento numa área em concreto, onde o mentorado tem algumas lacunas.
Ao longo dos seus 18 anos de carreira, aliou os conhecimentos de advogada e a experiência de gestora e empreendedora à sua conexão espiritual.
Desta forma, apoiou centenas de empresas e seus colaboradores, criando e transformando inúmeras startups, fundações, associações e freelancers nas mais diversas áreas, nomeadamente novas tecnologias, saúde, design e arquitetura, dança e yoga, geriatria e educação, medicinas alternativas e desenvolvimento pessoal.
Joana destaca a sua experiência com mentorias para mulheres empreendedoras, que durante este processo profissional, transformaram a sua vida pessoal e concretizaram sonhos de que já tinham desistido!
Para D’Alma Roque, o mentoring, seja organizacional ou pessoal, é dos processos mais fascinantes e desafiantes que acolhe, exigindo que se reinvente e supere a cada momento para acompanhar o livre fluir do desenvolvimento dos profissionais e projectos que apoia.
A sua maior realização é vê-los crescer, tornarem-se gigantes nas suas áreas e acima de tudo, saber que o fizeram com o coração!
Tens aqui alguns dos livros preferidos da Joana de Alma Roque sobre Mentoring: